terça-feira, 13 de setembro de 2011

COMO FAZER UMA WEBQUEST

 Webquest é uma atividade investigativa de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que provém da internet.
Em geral, é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. Sempre parte de um tema, e propõe tarefas selecionadas pelo professor.
ESTRUTURA 
Uma webquest é constituída de sete seções:
  1. Introdução
  2. Tarefa
  3. Processo
  4. Fontes de informação
  5. Avaliação
  6. Conclusão
  7. Créditos

Introdução

A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

Tarefa

A Tarefa descreve o que  se espera dos alunos  e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).
Exemplos de Tarefas:
  • resolver um problema;
  • formular e defender uma opinião de forma persuasiva;
  • analisar uma problemática;
  • elaborar um resumo;
  • redigir um relato jornalístico, ou  qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

Processo

O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:
  1. Primeiro, formem grupos de três alunos.
  2. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar....e assim por diante.

Fontes de informação

As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.

Avaliação

Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

Conclusão

A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. Além disso, incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto.

Créditos

A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.

mais informações no blog do NTE/Webquest de onde colhemos essas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário